Imagem meramente ilustrativa: http://www.osmais.com/?ver=MTM3ODg=
Um passeio pela República Rio Marigold
PDF 848
A República Rio Marigold ainda é utópica, mas já permite um passeio imaginário. Um lugar para encontrar seus livros e seus discos. E ouvir alguns rocks rurais. Um lugar com uma casinha branca, com varanda e um quintal para plantar e pra colher. E ter uma janela simplesmente para ver o sol nascer. A noite um céu estrelado, com estrelas cadentes anunciando a madrugada. Ver uma Lua prateada em meio a um eclipse com a chegada de um cometa inesperado.
Andar pelos seus caminhos cercados de árvores e pelos jardins com vasos e caramanchões de frutos e flores. Algumas casas podem ser vistas espalhadas, sem um planejamento arquitetônico com esquadros e réguas. As casas interagem com a natureza. Cada casa e cada galpão possui uma história, como começou o projeto das suas finalidades.
O local foi crescendo e se arrumando aos poucos de acordo com as necessidades de seus usuários e habitantes. Uns já moram ali com casa e residência fixa, enquanto outros passam uma temporada. Final de semana chegam os visitantes. No espaço central como um grande galpão coberto, com folhas e palhas, mas aberto pelos lados, acontecem reuniões e decisões. Oficinas são planejadas, de literatura e pequenas agriculturas. O ato de plantar e colher, segue um modelo padrão, para que quem passe por uma oficina possa vivenciar as diversas fases; preparar a terra, semeadura, cuidado com as plantas, chegando até a colheita. Escolha e armazenagem das sementes. E depois do alimento colhido vem a oficina de preparação. Todos sentados à mesa, a degustação.
E depois da degustação, um contamento de histórias diversas, como sobre a trajetória de como o alimento chegou até a mesa. Na mesa ganhou talheres e utensílios, para facilidades e regras de comportamento. A culinária é a formação da cultura. Músicas e danças no plantio e na colheita, cantorias na cozinha, na preparação do alimento. Descascar, debulhar e separar de acordo com a utilização. Armazenar e preparar é um conhecimento de matemática, com porções e quantidades. A física dos movimentos e a química da transformação por fermentos (químicos e biológicos) e mudanças de temperaturas..
Musicas, projetos e ideias começam em volta de uma mesa, E o ato de levantar da mesa, é colocar o projeto em andamento.
Entre Natal/RN e Parnamirim/RN
EM 08/02/2017
Roberto Cardoso Maracajá
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalismo Científico (FAPERN - UFRN - CNPq)
Cronista
Nenhum comentário:
Postar um comentário